As principais tendências da engenharia civil para 2018

Como muito noticiado em jornais e telejornais, principalmente a partir de 2014, a crise tem “virado do avesso” a vida de muitos e nós, engenheiros, em todo Brasil.

Há algumas semanas já conversamos sobre esse assunto e reforço dizer que esse susto originou-se, principalmente, por causa do desaquecimento da economia do nosso país e, consequentemente, a diminuição do número de contratações de profissionais.

Por mais que especialistas afirmem que essa situação seja temporária, sabemos que está muito difícil para muito de nós, não é mesmo? E é por isso que, nesses últimos anos, temos andado “pisando em ovos”, graças a essa instabilidade profissional e financeira que vivemos. Concorda comigo?

Diante do percurso de incertezas que a carreira da engenharia caminha, no ano de 2018, algumas empresas decidiram investir em alguns diferenciais como forma de reduzir os custos e melhorar a rentabilidade do negócio.

Segundo especialistas, por causa da perspectiva positiva desse ano, a estratégia de muitos empresários é de investir ainda mais na tecnologia na engenharia civil como forma de tentar se adaptar e preparar para novas mudanças que ainda estão por vir.

Por isso, pensando nessa nova estratégia de inter-relação entre engenharia e tecnologia, trago a vocês 2 tendências que muitas empresas estão adotando como forma de contornar o difícil momento que temos enfrentado e, também, como meio de alavancar a área da engenharia.

A partir do momento que o setor da engenharia “tomar as rédeas” dessa situação, as contratações tendem a aumentar e, consequentemente o nosso sentimento de segurança e estabilidade retornará.

Vamos às tendências?

Tendência 1: Smart Cities

Tendência 2: Construção Enxuta

Na semana que vem iremos conversar detalhadamente sobre essas duas tendências, combinado?

Te espero lá!

Um abraço,

Ronaldo