Já formei, e agora?

Passam-se meses, anos, décadas e a problemática é a aquela de sempre: me formei, e agora, o que eu faço?

Todos os jovens, principalmente os recém-graduados, sofrem com o mesmo questionamento que eu, quando jovem, vivenciei; afinal, são inúmeras as dificuldades no início da carreira.

Lembro-me exatamente do momento que ingressei no curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas. Já no início e, também, no decorrer do curso, muitos desafios foram enfrentados, inclusive quando estava na incessante busca  da minha primeira oportunidade profissional.

Pensamos, a todo momento, no sacrifício dos nossos pais, e ele não pode ter sido em vão, não é mesmo?

Observando os dias atuais, vejo que os jovens dessa geração sofrem cada vez mais, já que a crise abala a juventude, principalmente a mais capacitada. Enfatizo, inclusive, os recém-graduados em Engenharia, que podem se sentir desanimados com os números, afinal, há alguns anos muitas pessoas apostaram nessa carreira, já que a demanda do mercado era altíssima. Entretanto, anos mais tarde, houve uma verdadeira reviravolta nas contratações, resultando na queda do número de oportunidades.

O número de jovens que ingressa no ensino superior e se forma a cada ano é maior, e o mercado de trabalho tem reduzido as oportunidades ou tem exigido mais qualificação. Irônico, não é?

Você acabou de sair da Universidade e já exigem de você anos de experiência para determinada vaga de emprego.

Frustração, esse é o sentimento que vem a sua cabeça!

Como lidar com essa adversidade?

Por conta de todas essas incertezas, é extremamente importante você definir quem você quer ser no futuro. Mantenha o foco, trace uma meta e faça de tudo para alcançá-la.

Você se formou e almeja aquele cargo na “empresa dos sonhos”. Comece lá do primeiro degrau, se esforce, se qualifique, seja flexível e nunca pare de estudar.

Você sonha em ter um negócio próprio? Poupe dinheiro para investir nesse sonho, pesquise sobre o serviço que gostaria de oferecer, pense em aspectos que te diferenciem dos concorrentes.

Acima de tudo, invista em conhecimento, acredite, lute e seja determinado, pois em breve você chegará ao lugar que deseja estar!

Altos e baixos surgirão constantemente em sua vida. Afinal, nunca ninguém disse que seria fácil, não é mesmo? Isso te fará mais forte! Por vezes, será necessário voltar e começar de novo. Não desanime!

Não está conseguindo se adaptar à área que escolheu? Volte lá no começo, estude o que gosta, busque outras oportunidades. Lembre-se de que ser feliz é o que mais importa, pois a sua felicidade será transmitida àqueles que estão a sua volta: amigos, equipe, família.

Por isso, engenheiros, deixo três dicas importantíssimas para a vida profissional de vocês, que iremos discutir mais nas próximas publicações:

1- Procure por um mentor;

2- Aprenda e valorize o trabalho em equipe;

3- Invista em especializações.

Até breve,

Ronaldo Patriota.