Você já deve ter ouvido, na faculdade ou em seu meio social, sobre o termo “mentoria”. Tenho certeza que sim, mas você sabe o que realmente esse termo significa? Aliás, você sabe, também, como a mentoria pode mudar a sua vida, jovem engenheiro?
Podemos considerar a mentoria como uma ferramenta que alguns empresários utilizam para aprimorar habilidades e desenvolver estratégias a fim de que os objetivos e as metas do negócio sejam alcançados, logo, para conquistar crescimento profissional e pessoal. Além de tudo isso, a mentoria sempre envolve o desenvolvimento de dois lados do empreendedor: o emocional e o estratégico.
Você consegue imaginar uma escada e um elevador? Ambos podem te levar para o mesmo andar, não é? Mas qual é mais rápido e mais fácil? O elevador, é claro!
O mentor é como se fosse o elevador, pois graças a seu conhecimento e sua vasta experiência na área, ele te auxiliará no desenvolvimento da liderança e no crescimento profissional. Além disso, ele te orientará a não cometer os mesmos erros que, talvez, ele já tenha cometido.
Você, que está iniciando sua carreira, ouça meu conselho! Durante a vida, todo engenheiro deve ter no mínimo 3 mentores com pensamentos e vivências diferentes. A partir dessa experiência, sua carreira tende a alavancar cada vez mais. Fica a dica!
Quem são seus mentores? Vá em busca!
A partir da experiência que tive, vou compartilhar com você 3 mentores que tive o privilégio de conhecer:
- Conrado Adolpho: empreendedor há 20 anos e especialista em alavancagem rápida de micro e pequena empresa;
- Tony Robbins: palestrante motivacional, escritor, empresário e coach. Reconhecido mundialmente por seu trabalho com a psicologia do máximo desempenho pessoal, progresso profissional e organizacional;
- José Roberto Marques: presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Master Coach Trainer certificado por renomadas instituições internacionais.
Em uma próxima oportunidade, falarei de mais sugestões de mentores, ok?
Até breve,
Ronaldo Patriota.