Então você se formou em engenharia, ou está prestes a se formar. Está cheio de planos e com projetos em andamento. Tudo está muito claro na sua cabeça e as coisas caminham perfeitamente bem. Mil maravilhas! Aí então você acorda e percebe que está perdido…
Não tem certeza se escolheu a carreira certa. Não tem certeza se será um bom engenheiro. Não sabe se escolheu o curso apenas para seguir uma longa linhagem de engenheiros na família. Ou se é capaz de liderar uma obra. Você se sente sozinho em um quarto escuro e silencioso.
Mas percebe que no meio do quarto tem uma lâmpada de luz fraca que mal ilumina seu entorno. Na base da lâmpada há um dimmer estacionado na intensidade mais baixa.
A lâmpada é você; o dimmer, seu potencial. O quarto, claro, é o mundo. A distância que você se encontra da lâmpada é a distância que você se encontra de si e, portanto, não pode aumentar seu potencial à distância. Você precisa se encontrar e a turva luz é que irá te guiar pelo melhor caminho.
Sim, você será seu guia.
Pelo caminho, posso dar algumas sugestões: Não se culpe pelas escolhas que fez, mas, se orgulhe do que elas lhe proporcionaram; nunca deixe de se questionar, a dúvida te impulsiona e engrandece. E finalmente, persiga sempre o caminho da felicidade.
É aí que mora o sucesso. Fazer o que te faz feliz. A engenharia, posso lhe garantir com conhecimento de causa, é um caminho e tanto para atingir esse objetivo. Mas no que diz respeito a carreira, a felicidade não é uma receita de bolo.
Eu quero te ajudar a se encontrar na engenharia e, para isso, você precisará dar os primeiros passos. Está disposto a ser feliz entre réguas, trenas, cálculos e concreto? E está disposto a tornar o ambiente coletivo mais feliz?
É preciso pensar em toda uma equipe. Que você vai liderar, que você vai ensinar (e aprender), que você vai inspirar (e se deixar inspirar). Se você se der conta que está disposto a isso, certamente alcançará a lâmpada de luz fraca no meio do quarto escuro.
E alcançando, poderá mudar a intensidade do timmer para o nível mais alto.
Com o quarto iluminado, descobrirá que nunca esteve sozinho, mas, no escuro e, no escuro, somos todos invisíveis. Você está cercado de pessoas queridas que agora te enxergam, e que se enxergam. Ninguém está sozinho quando têm um objetivo comum: Ser feliz!