Há alguns dias me peguei rindo alto com um inocente post da internet. Não me lembro exatamente do número, mas era algo como os cem ou cento e cinquenta erros mais grotescos da engenharia. A princípio foi uma surpresa que alguém tivesse tido o trabalho de catalogar tantos grandes equívocos.
Depois comecei a entender que não se tratava exatamente de grandes equívocos, dessa forma o post provavelmente não conseguiria validar sua intenção cômica. É que a engenharia não se dá ao luxo de permitir grandes equívocos. Um erro grotesco de cálculo e tudo vem abaixo.
E isso tudo porque….
É um trabalho que exige tanta concentração quanto preparo e, principalmente, responsabilidade, mas nem preciso dizer, você sabe bem disso. Estudou o suficiente para entender que tudo é tão complexo e trabalhoso na engenharia que, permitir um erro dessa natureza tornaria tudo ainda mais complexo e trabalhoso em um futuro próximo.
Honestamente, não acredito que existam tantos erros assim, desproporcionais, na engenharia mundial. Talvez existam, mas eu prefiro acreditar que não, honestamente. Seria triste demais admitir que existam profissionais tão incompetentes ocupando o espaço de outros, como nós.
Sei muito bem que você honra o diploma em sua parede e cada noite mal dormida em função de uma disciplina que parecia ser incompreensível e até desnecessária. Só que você a venceu. E hoje está aí, pronto para qualquer desafio lançado sobre você. E isso me alivia. Você não sabe o quanto.
Sobre os tais erros do post, apenas um apanhado de bobagens cometidas por gente apressada, provavelmente sob pressão e cheia de outros problemas na cabeça. Apenas uma centena e meia de soluções patéticas como janelas divididas ao meio por uma parede mal posicionada e lavabos tão compactos que não permitiam sequer a abertura da porta após a instalação do vaso. Projetos que parecem fruto da vingança de um estagiário mal remunerado.
Erros que não sou capaz de considerar falhas, mas, atos falhos. Aqueles que todos cometemos um dia e serve, justamente, para aprendermos como funciona a engenharia no mundo real. A engenharia é coisa séria, jovens, uma privada bloqueando a porta, não.