Você sabia que 70% do PIB nacional tem a participação da Engenharia?
Pois é. Isso é para você ver a importância que a nossa área tem!
O Brasil ainda é um país em desenvolvimento. Tem muito a ser construído, e no meio disso, tudo passa pela Engenharia.
Para começo de conversa, faltam engenheiros no Brasil. Segundo estimativa do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, o Brasil forma 40 mil engenheiros por ano, e tem um déficit de 20 mil para atender a demanda atual da Engenharia.
Percebe? Metade da nossa demanda não é atendida. Metade!
No nosso país há aproximadamente 600 mil engenheiros – o equivalente a 6 engenheiros para cada mil trabalhadores. Nos Estados Unidos e no Japão, a média é de 25 por mil trabalhadores.
Há muita gente e muito trabalho a ser feito – mas poucos conseguem chegar ao pódio.
E tudo isso, porque falta capacitação (já falamos sobre isso nesse artigo – link). Mas, ao mesmo tempo, não podemos esperar que as faculdades mudem sua grade, que as empresas te capacitem por si só, ou que o governo te ofereça cursos gratuitos.
Temos que recomeçar.
Ter a humildade de reconhecer que você tem que aprender sempre mais, sobre tudo o que envolve a sua área (e isso inclui o departamento comercial e de comunicação também, por que não?).
E por que é tão importante recomeçar na Engenharia?
Porque você merece ocupar um lugar na cadeira dos 20 mil que atendem à demanda do mercado todos os anos. Aliás, melhor: nós merecemos aumentar essa estatística!
Coloque na sua cabeça: aproveite o agora. Aprenda o que puder, se especialize no que der.
O tempo passa, a vida passa, as oportunidades passam – e, no meio disso, tudo passa pela Engenharia.