Com todos os meus anos de experiência, eu posso te dizer o quanto as coisas mudaram – e aliás, foi MUITO!
Mas mesmo assim, algumas ainda faltam. As crises atingiram o mercado com maior frequência, e a área se desenvolveu tanto que a maioria dos estudantes ou engenheiros recém-formados não têm bagagem suficiente para acompanhar essa demanda de exigência.
E por “demanda”, não falo apenas de trabalho e experiência, mas também de atitude, postura e questões psicológicas.
De uma forma geral, o sistema educacional brasileiro não prepara o aluno para a vida. A escola, salvo alguma ilha de excelência, pode até cumprir com sua missão de instruir baseado na ciência, mas não educa. Prepara o aluno para ser empregado.
Desta forma, os estudantes que estão para se formar, bem como os recém formados têm que buscar conhecimentos cursos e treinamentos fora da escola de engenharia. Tais como:
- Liderança
- Negociação
- Gestão
- Comunicação
- Vendas
- Outros
Ser um profissional completo vai além de gerenciar uma obra. Amanhã, você pode ser posto para liderar uma equipe. Para se comunicar com engenheiros representantes de uma unidade internacional da empresa. Pode ser escalado para auxiliar a parte técnica da venda em conjunto com o departamento comercial.
São muitas as possibilidades! E, se você for pego de surpresa a ponto de não se alinhar à função, pode colocar o seu emprego em risco.
“Tá, Ronaldo, e por que é que você está me falando tudo isso?”
Porque me importo. Porque passei por essas mesmas situações.
Inclusive, cheguei ao topo, caí, e me levantei (e o intervalo de tempo entre essas fases foi grande!).
Mas você pode ir direto ao topo, sem cair, sem errar, sem precisar sofrer. E de um jeito rápido e prático! Quer saber como?
Bom, a minha primeira orientação é que você releia os tópicos acima e os tenha (se possível, anotados em uma lista pessoal) como conhecimentos que você DEVE adquirir daqui pra frente, para impulsionar a sua carreira.
Depois disso, deixe comigo! Eu vou pegar na sua mão, e pessoalmente te levar para o caminho mais adequado para você dentro da Engenharia.
Seja por meio de dicas (toda semana tem conteúdo especial para você aqui!), seja respondendo a sua dúvida… enfim, falando diretamente com você.
Me ponho aqui, neste momento, como seu “professor-orientador da vida”. Sinta-se à vontade e seja muito bem-vindo!