Quais são as suas habilidades profissionais?

Em nossa conversa anterior, falamos que a formação continuada pode representar um diferencial na vida de qualquer profissional. Enfatizei que, em relação aos engenheiros, especializações ou cursos são importantíssimos, já que eles têm o intuito de acrescentar conhecimento às experiências do profissional.

 

Agora te pergunto: você já está em busca de qualificação profissional? Caso ainda não tenha tomado nenhuma atitude, meu conselho é o seguinte: procure o quanto antes por aperfeiçoamento, pois as empresas, cada vez mais, almejam profissionais qualificados!

 

Pensando nas “exigências”, ou melhor, nos pré-requisitos que muitos empregadores adotam, quero falar um pouco sobre 3 habilidades essenciais que qualquer profissional deve ter, independentemente da sua área.

 

Mas, antes disso, quero evidenciar algo muito importante! Essas habilidades que vou enumerar neste artigo não são observadas no processo seletivo de contratação do profissional, pois elas só serão verificadas, de fato, na prática e na convivência entre colaboradores e líderes.

 

Além disso, ressalto que tais habilidades são realmente essenciais para que você, meu jovem, se promova dentro da empresa que trabalha, adquira mais conhecimento e, também, “suporte” rotinas de muita pressão e estresse.

 

A primeira habilidade sobre a qual irei falar é Iniciativa. Ter iniciativa significa propor ações. Quando falamos de um time, o profissional que tem essa característica nata ou construída ao longo dos anos é capaz de se mostrar como uma pessoa participativa e engajada em novas ideias, produtos ou serviços. É aquele profissional que tem como marca a inovação, a prontidão e a capacidade de propor soluções para atravessar obstáculos.

 

Já a Flexibilidade, a segunda habilidade que vou mencionar, significa a facilidade em exercer, compreender ou aceitar outras atividades, funções, horários, entre outros. Essa habilidade, quando vista e aceita da mesma forma pelos dois lados – lado do empregador e lado do colaborador -, tem tudo para ser uma ferramenta que só acrescentará a todos.

 

A última habilidade e, na minha opinião, uma das mais importantes competências que as pessoas devem ter é a Empatia. Ter empatia, principalmente quando você convive diariamente com uma equipe, é ter sensibilidade para lidar com outras pessoas, é ajudar e saber se colocar no lugar do outro. A princípio, a empatia acontece por meio da prática diária, ou seja, racionalmente; entretanto, com o passar do tempo, torna-se um hábito. E diga-se de passagem, que hábito admirável!

 

Aliás, te pergunto, você sabe a diferença entre simpatia e empatia? Se não, no próximo e-mail conversaremos mais sobre essa diferença, ok?

 

Para encerrarmos, o que fica sobre esta reflexão de hoje é que não basta conseguir uma grande oportunidade de emprego e acreditar que tudo estará resolvido. Muito pelo contrário! Você precisa batalhar todos os dias para permanecer nesse lugar conquistado ou para alcançar oportunidades melhores.

 

As qualificações e os aspectos relacionados ao que mencionei acima (sobre batalhar para se manter na posição conquistada) são importantes, mas as habilidades que mencionei (e muitas outras) são ainda mais valorosas, pois são elas as responsáveis por te tornar um profissional extraordinário!

 

Por isso, deixo a reflexão para você, meu jovem! Você está desenvolvendo essas habilidades no meio que em trabalha? Repense suas atitudes e encontre o melhor que está dentro de você, pois dessa forma você sentirá muito mais prazer no dia a dia do seu trabalho.

 

Nos vemos em breve!

 

Ronaldo Patriota.