Nos últimos anos, muitas empresas de diversos segmentos e portes têm investido em uma nova tendência que tem como intuito estimular características positivas – tais como engajamento, flexibilidade e comprometimento – dos seus colaboradores.
Essa tendência está relacionada com o desenvolvimento, por parte dos gestores, de ambientes corporativos mais saudáveis.
Se você ainda não sabe, vou te contar algo bem interessante! Esses ambientes saudáveis vão desde a elaboração de salas mais aconchegantes e harmoniosas até a promoção de momentos de descontração entre a equipe.
Após muita indagação, pesquisadores chegaram a conclusão que partir do momento que o colaborador fica satisfeito com o meio que ele trabalha, a equipe, por sua vez, fica cada vez mais entrosada e esses aspectos tendem a colaborar com o aumento da produtividade e, consequentemente a empresa e colaborador só tem a ganham com isso.
Essa estratégia teve início nos EUA com empresas de grande porte como a Google, Microsoft e Apple; contudo, nos dias atuais ela já pode ser encontrada em diversas empresas em muitas cidades brasileiras.
Em notícia divulgada pelo Centro Universitário UniDomBosco, o arquiteto e urbanista Vinícius Barbosa diz que “Os benefícios dessa prática podem estar relacionados com o desenvolvimento da criatividade no trabalho, melhora da comunicação interna, melhor capacidade de concentração, assim como a produtividade, o reequilíbrio emocional dos colaboradores que trabalham diretamente com clientes e o estímulo da criatividade”.
Então, após essa reflexão, a pergunta que faço para você é: como você enxerga seu ambiente de trabalho?
Você se sente que todos colaboradores são valorizados, contemplados e entrosados? Vamos, meu jovem, se questione!
Agora é a hora de você refletir e, possivelmente, propor novas alternativas para os gestores de sua empresa, orientando-os sobre a importância de investir em um ambiente extremamente harmonioso e saudável para todos a equipe.
Um abraço,
Ronaldo Patriota.